O que é difícil no jornalismo, onde os profissionais dependem dos acontecimentos e das informações que lhe são passadas para obter uma boa matéria, é conseguir as informações sem subornar ou mentir sobre sua profissão. Os grandes profissionais da comunicação têm seus contatos e conseguem ser eticamente corretos. Já os novos e de má índole sempre vão precisar de maneiras diferentes para conseguir sua matéria de capa.
Omitir sua profissão, ou mostrar ser apenas mais um civil curioso, não é eticamente incorreto. Suborno é eticamente incorreto. E vai contra as leis do país. Um profissional capaz de subornar uma pessoa não merece estar onde está. Ele tem que ser severamente punido. Há maneiras legais e honestas de fazer uma boa matéria, sem precisar mentir ou subornar alguém.
E se o jornalista sabe qua a sua matéria irá prejudicar algumas pessoas, ele deve publicá-la? Se tiver fontes confiáveis e a certeza de que tudo que irá escrever é verdadeiro, deve publicar. Principalmente se a matéria for trazer um bem para a sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
huihuiiiii
mas essa jornalista tah gracinha demais!!
:D
Postar um comentário