
Orson Welles, um jornalista bem sucedido, inspirou-se no livro de ficção científica ”Guerra dos Mundos”, de H.G Wells, para apresentar seu programa pela rádio CBS. Era dia 30 de outubro de 1938, véspera de Hallowen. Orson teve a idéia de encenar o livro de H.G Wells em seu programa e deixou mais de 1 milhão de pessoas que ouviam a rádio naquele momento em pânico.
O livro trata de uma invasão extraterrestre à Terra. Orson contava a história em sua rádio como notícias que aconteciam ao vivo. Tudo foi muito bem planejado. Ele trazia muita realidade aos fatos, gritos apavorados, barulhos de explosão, carros em estradas. Entrevistava as pessoas como se elas estivessem no local onde tudo acontecia.
Orson Welles, no início do programa, avisou que tudo aquilo não passaria de uma encenação. Quem sintonizava na rádio depois desse aviso, acreditou fielmente em tudo que ele fingia noticiar. Orson entrava com chamadas ao vivo no meio da programação normal, sempre com um fato novo sobre a invasão. Dessa forma, os ouvintes eram induzidos a esquecer que aquilo não passava de uma farsa.
Ele dizia que uma “coisa” tinha caído no terreno de uma fazenda a algumas milhas do centro da cidade. Afirmava que essa “coisa” disparava raios, que já haviam matado 40 pessoas. Nesse momento, 1 milhão de pessoas em New Jersey entravam em pânico, crendo em tudo que era falado. As pessoas saiam as ruas, querendo fugir e sem saber para onde e de algo que elas não sabiam o que era.
Isso continuou acontecendo, no decorrer do programa. Só no final e com a cidade quase toda em pânico, que Orson Welles e sua trupe resolveram contar aos telespectadores que o programa não passava de uma brincadeira.
Essa história foi repetida em 30 de outubro de 1971, durante o aniversário da Rádio Difusora de São Luis. Se as pessoas acreditaram? Sim, novamente parte da população entrou em pânico com as notícias. Devemos ficar muito atentos com tudo que lemos e ouvimos.Podemos estar sendo enganados a qualquer momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário